REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jean Gudolle e seus primeiros anos no Rio Grande do Sul

Jean Gudolle vem para o Rio Grande do Sul e casa por volta de 1850 na Villa do Divino Espírito Santo da Cruz Alta com Virginia Martins (Martinez), nascida em Rio Pardo (RS) no ano de 1829 e falecida em Itaqui (RS) em 29 de Junho de 1891. Virginia era filha do espanhol Sebástian Andres Martinez e de uma missioneira chamada Flaubiana de Vargas, conforme memórias manuscritas de meu bisavô Andre Martins Gudolle.
Sebástian Andres Martinez e Flaubiana de Vargas, conforme pesquisa de Zelce Mousquer, registraram uma hipoteca na Villa da Cruz Alta no ano de 1856, bem como nos registros de nascimento de seus netos em Santo Ângelo (RS), foi encontrado o nome por Andre Martins já aportuguesado. Informa também Zelce Mousquer, que no ano de 1873, este casal já eram falecidos.
Além dessa filha Virgínia, Sebástian Andre e Flaubiana tiveram mais oito filhos: Isidoro, Ana, Ana Amélia, Isolina, Vicentina, Fabiane, Teresa e João Damasceno, sendo este pertencente a linha ascendente da pesquisadora e historiadora acima nominada.

Arquivo Pessoal de Zelce Mousquer e Marilia Gudolle C. Göttens

Nenhum comentário:

Postar um comentário