REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cuentos da Tia Avó Dija (Dejalmira Gudolle)

Minha Tia avó Dejalmira Gudolle Cacciatore era irmã de meu avo Deuclides, a qual em outra oportunidade postarei sobre a descendência de Jean e Virginia Gudolle, incluindo-a na árvore de Costado.
Pois Tia Dija, como assim a chamavam, era neta de Jean e Virgínia, e assim se referia sobre seu avô Andre Sebastian Martinez: ..."ele teria fugido para cá, porque era "carlista" (um grupo de espanhois que queriam pelos anos em que Virgínia nasceu, colocar um certo príncipe Carlos, no trono espanhol e falharam.) Para fugir, ele inicialmente se escondeu em um tonel vazio que içaram no navio que veio até o porto do Rio Grande. Ele era "caballero de españa", a mais baixa "nobreza", pois era qualquer homem que tinha suficiente dinheiro para armar um cavalo. Então, o suzerano do lugar lhe dava um escudo para que ele fosse distinguido nas batalhas, com um desenho, por isto chamado de "escudo", que as famílias dos cavaleiros assumiram.."

Em outra ocasião, ao se referir sobre Flaubiana, sua avó: " Mestiça das Missões que tirava a roupa na frente de todo mundo para tomar banho na sanga ao ser laçada de volta pelo chocado "caballero espanhol".

Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle C. Göttens e FCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário