REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

sexta-feira, 17 de junho de 2011

29 anos no Rio Grande do Sul - Jean Gudolle - Curto tempo para muitos sonhos...

Jean Gudolle e Virgínia Martins Gudolle, tiveram três filhos: André, meu bisavô, nascido na Vila da Cruz Alta, (RS), a 4 de Fevereiro de 1852, Rosalina nascida provavelmente no mesmo lugar de André, no ano de 1853 e falecida em 1866, em Itaqui (RS), e Marcolina, nascida também no mesmo lugar, no ano provável de 1854, e falecida em Itaqui (RS) com dois anos.
"Jean, meu pai, tranfere-se das Missões por volta de 1855 para a cidade de Itaqui (RS), (nessa época era Freguesia). Ali fizeram uma pequena fortuna, tendo por ofício uma padaria e casa de comestíveis, ou venda, segundo o uso. Esta pequena fortuna foi quase absorvida com uma questão a qual não merecia gastar cabedais. No entanto, (capricho) levou meu pai Jean a ponto de ficar com uma casa na dita cidade de Itaqui, que hoje pertence aos meus filhos Djalma e Deuclydes. Sobre este assunto, adiante darei mais explicações.." (Memórias Manuscritas de André Gudolle, em 14 de Fevereiro de 1897).
Devido à questão referenciada por André, Jean transfere-se com sua família para os ervais de Santa Rosa mais ou menos pelos anos 1861 e, depois para Campos Novos até meados de 1865, com o objetivo de negociar com fazendas.
No final de 1865, retornaram para Itaqui (RS), após a rendição dos paraguaios em Uruguaiana. Neste ano falece Rosalina. A família desgostosa, retira-se de Itaqui para a Campanha, negociando ainda com fazendas. "Os negócios corriam regular. eis que a mão fatal do destino nos bate em casa: é assassinado meu pai pelo bandido Claudio Picada, no dia 5 de Janeiro de 1869, andando ele mascateando. O assassino mais tarde, foi também vítima. Sem dúvida, Deus que tudo vê, faz justiça.
Fiquei órfão aos 17 anos, com minha extremosa mãe à meu cargo, a qual muito me ajudou a adquirir uma pequena fortuna, que mais tarde lhes pertencerá, como já vos pertence em parte." (dirigido aos filhos). ( Memórias Manuscritas de André Gudolle, em 14 de Fevereiro de 1897).

Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle C. Göttens

Nenhum comentário:

Postar um comentário