REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nazaré das Farinhas - Um pouco da terra de meu Avô Paterno Virgilio Nunes Castro




Nazaré das Farinhas nasceu por volta de 1573 do primitivo núcleo surgido à margem direita do rio Jaguaripe, junto ao local onde agora se eleva a Capela de Nossa Senhora da Conceição.
O povoamento da região foi feito por colonizadores portugueses. Fernão Cabral de Ataíde se tornou o primeiro a entrar na região e se fixar, estabelecendo-se no local onde hoje está a cidade de Nazaré e ali construiu um engenho de açúcar, uma capela dedicada a São Bento e algumas casas para abrigo e residência.
A economia do povoado era a princípio baseada na produção de açúcar e na exploração da madeira. No entanto, a produção de açúcar naqueles terrenos perdia no confronto com as ricas terras de "massapé" do fundo da Baía de Todos os Santos, entre o Rio Paraguaçu e a Baía de Aratu. Nazaré procurou assim, desenvolver atividades e culturas de subsistência para abastecer a capital e a banda açucareira do recôncavo.
Posteriormente, e com as notícias da aparição da Virgem de Nazaré, o povoado tornou-se alvo de crescentes sesmarias.
Hoje a população encontra-se em torno de 30.000 habitantes. Entre os atrativos do local existem pequenas ilhas, algumas como praias próprias para banhos, como a Ilha das Fontes, do Patí e Bimbarra. A distância da capital é de 216 km.
Hoje Nazaré é uma das maiores cidades produtoras de cerâmica, com importantes feiras como a famosa de "Caxixis" e sua produção intensa de "farinha de copioba".
Por ser um verdadeiro santuário do Brasil colonia, revela aos visitantes sobrados e igrejas centenárias, construções desalinhadas, becos e travessas que ainda mantém intacta a atmosfera do século XIX.







Biblioteca IBGE.gov.br/bahia/nazaré
Fotos: Skiscrapearcity.com













Um comentário:

  1. gostei muito de saber sobre esta cidade pequena mais grande em qualidade e grande em amor nas pessoas que moram nela espero que continuem sempre assim sempre prosperando em tudo. ate´ mais cidade linda.

    ResponderExcluir