REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O Barão de Ibicuy - Francisco de Paula e Silva

" A 22 de maio de 1796, das mãos do Vigário José Resende Novais recebeu em Taquari (RS) o batismo Francisco de Paula e Silva, o futuro Barão de Ibicuy, nascido a 14 de maio de 1796. Era filho legítimo de Manoel da Silva Jorge e de Antônia Maria de Bittencourt. Militar, foi guarda-mor das Águas Minerais de Tipagi, no Paraná e tinha a medalha da Passagem do Humaitá. Por seus relevantes serviços prestados à nação, foi agraciado com o título de Barão de Ibicuy.
Casou a 30 de junho de 1829, em Caçapava do Sul (RS) com Felicidade Perpétua de Avelar Magalhães, batizada e nascida em Cachoeira do Sul (RS), a 15 de abril de 1809, e falecida em Santa Maria (RS) a 22 de março de 1886.
D. Felicidade era filha do Tenente Ricardo José de Magalhães e de Maria Manso de Avelar.
Francisco de Paula e Silva  foi agraciado Barão, em 29 de outubro de 1861, por D.Pedro II, conf. Decreto Imperial de 02.11.1861."


Francisco foi guarda-mor das Águas Minerais de Tipagi, no Paraná, e tinha a medalha da Passagem do Humaitá, uma operação militar, que se constituiu na ultrapassagem da Fortaleza de Humaitá, pelo rio Paraguai, por uma pequena força de seis monitores da Marinha do Brasil, em 19/2/1868, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança.

De seu consórcio houveram os seguintes filhos:

. Maria de Paula, casada com Manoel Lucas Annes;
. Clara de Paula, casada com José Antônio Fernandes Cezimbra;
. Luis de Paula, casado com Maria Luisa Teixeira;
. Francisca de Paula (minha bisavó paterna), casada com José Caetano Motta;
. Rita de Paula, casada com José Castilhos dos Reis;
. General Firmino de Paula e Silva, casado com Margarida Neves;
. Francisco de Paula, casado com Praxedes Pereira da Costa;
.  Balbina de Paula, casada com João da Silva Bueno;
. Carolina de Paula, falecida solteira;
 . José de Paula, falecido solteiro.

O Barão de Ibicuy faleceu em Cruz Alta, em 10/04/1879, sendo que alguns anos após, seus restos mortais foram levados para o cemitério municipal da cidade de Santa Maria, RS, no Jazigo da Família.


Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle Gottens
Dicionário das Famílias Brasileiras - Verbetes: Ibicuy, Baronesa, famílias Silva Machado e Avelar Magalhães
Nobreza de Portugal e do Brasil - editorial enciclopédia - Lisboa, Vol. III, 1961

7 comentários:

  1. Clara de Paula e Silva é minha tetra avó! foi casada com o João Antonio Fernandes Cezimbra que foi responsável pelo inventário do Barão...
    Foi olhar minha base de dados e só tenho o casamento da tua trisavó com José Caetano da Motta...
    Então somos primos distantes! kkkk
    Parabéns pelo trabalho...
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Caro Cláiton!!!! Obrigado pela deferência. Que bom saber que somos primos!!!!! e que tbm gostas de genealogia. Me passa teu e mail, vamos trocar mais idéias Ok? Afetuoso abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eita... quanto tempo se passou e eu não vi que vc tinha respondido... mas em tempo ainda, meu email é claiton_nascimento@yahoo.com.br...

    ResponderExcluir
  4. Sou tataraneto de Firmino de Paula e Silva, bisneto de Salathiel de Paula e neto de Osório de Paula. Estive em Cruz Alta e conheci Rossano Viero Cavalari, autor do livro Os Olhos do General, sobre o meu tataravô. Meu nome é Marcelo de Paula, nasci em São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Sou tataraneto de Firmino de Paula e Silva, bisneto de Salathiel de Paula e neto de Osório de Paula. Estive em Cruz Alta e conheci Rossano Viero Cavalari, autor do livro Os Olhos do General, sobre o meu tataravô. Meu nome é Marcelo de Paula, nasci em São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Sou parente do Firmino de paula e gostaria de saber o nome dos filhos dele..se alguém puder me fornecer esta informação ficarei agradecida.
    Obrigada

    ResponderExcluir