REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Personalidade e Genealogia de Bonifácio José Nunes


BONIFÁCIO JOSÉ NUNES é uma personalidade invulgar, destacada por sua bondade, retidão de caráter, operosidade no trabalho e espírito comunitário.
Naquela época, quando não havia justiça organizada, os pleitos, surgidos entre vizinhos, eram decididos por arbitragem de cidadão idôneo, escolhido pelas partes.
Esta difícil tarefa, ninguém superou a BONIFÁCIO, tanto que existia um provérbio na região, pronunciado quando havia contenda entre dois disputantes e se apelava para o juízo de terceiro.
- "O que compadre BONIFÁCIO disser é o que se faz!"
O dito popular provinha da grande ascendência que este personagem exercia na comunidade regional.
Quem teve contato com a geração que alcançou o venerando ancião e dela ouviu a narração dos feitos por ele, cotidianamente, orgulha-se de seu ponderado critério, de sua exacerbada abnegação e de sua proverbial honradez.
Possivelmente, Rafael Pinto Bandeira, ao dar-lhe baixa do serviço ativo do exército, o tenha investido de alguma autoridade sobre o acampamento militar que, gradativamente, ia se transformando em vilarejo. Exerceu tal ascendência inicial sobre os residentes e vizinhos que é de supor ser a mesma emanada de delegação especial de poderes. Pronto careceu o título de nomeação, impondo-se por suas qualidades humanas ao povo solícito, que o procurava em busca de conselhos.
Destacou-se não só no domínio dos sentimentos, como no afã ao trabalho. A primeira oficina industrial, que existiu na fronteira; uma olaria, garantindo a estabilidade da povoação, foi criada por diligências suas. Grande plantador de trigo, sobrando-lhe tempo, desenvolveu extensa cultura de mandioca que transformava em farinha no engenho construído na própria fazenda. Com o passar dos anos, transformou-se em criador de bovinos, quando o gado, valorizando-se pela instalação das charqueadas, passou a ser negócio rendoso.
Enriquecendo em poucos anos não gozou egoisticamente a fortuna adquirida; antes," tratou de fazer partícipe do produto de seus labores o povo em cujo meio vivia".
BONIFÁCIO ao morrer deixou uma estância nas pontas do Arroio Grande, no Herval, com cerca de 10.875 hectares, povoadas com 3.800 reses, 300 cavalos e 250 ovinos. Consta ainda da relação de seus bens, além de casas na vila do Herval, 29 escravos. Na República Oriental do Uruguai, na Serra de Rios, possuía outra estância com área de 3.700 hectares.
Os pais de BONIFÁCIO JOSÉ NUNES foram Antônio Nunes e Ana Maria do Nascimento que contraíram matrimônio a 24 de Setembro de 1784, na igreja de Santo Ângelo do Rio Pardo, sendo a cerimônia oficiada pelo padre Mateus Pereira da Silva, servindo como testemunhas Custódio Leite Ferreira e Francisco Coelho. Antônio Nunes era natural da Ilha Terceira, filho de Antônio Nunes Corvello e de Maria da Conceição. Ana Maria do Nascimento era natural da Ilha de São Jorge, filha de João Silveira de Quadros e de Maria de Ávila.












BONIFÁCIO JOSÉ NUNES, natural de Rio Pardo, foi batizado nesta paróquia a 21 de Agosto de 1769. Infelizmente não existe mais o livro nº 2 de batismo de Rio Pardo, dos anos de 1763-1774, para precisar a data de seu nascimento. Há informações de que tenha sido no ano de 1768.
Casou BONIFÁCIO com GERTRUDES BERNARDA DE ASSUMPÇÃO, natural de Santo Antônio da Patrulha. Foi batizada em 06 de Outubro de 1777, na paróquia de Santo Antônio da Guarda Velha, de Viamão, pelo vigário Francisco Coelho de Fraga, sendo madrinha Maria Felícia da Natividade, mulher de Antônio Nunes Benfica. Era filha de José Francisco Vieira (Antonio Teixeira Barroso e Maria Vieira Machado) e de Ana Rosa Joaquina (Amaro Cardoso de Siqueira e de Maria Vieira), naturais da Ilha de São Jorge, freguesia de Nossa Senhora das Neves, todos do Bispado de Angra.



O casal teve longa existência. BONIFÁCIO viveu 95 anos, falecendo no Herval em 1863. GERTRUDES morreu aos89 anos, na cidade de Pelotas, em 22 de fevereiro de 1865. Tiveram 16 filhos, sendo 10 mulheres e 6 homens. Seus netos atingiram a mais de 100. De GERTRUDES diziam que era uma verdadeira amazonas, apreciando a arte da equitação "mas que sabia conciliar a esportividade com os sentimentos mais delicados inerentes ao coração da mulher".

Nunes Vieira, José Cypriano, Edifunba - 1988

2 comentários:

  1. Oi, Marília, entrei em teu site e me deparei com minha sexta-avó Maria Felícia da Natividade, esposa de Antonio Nunes Bemfica, cap.mór de Santo Antonio da Patrulha, sendo testemunha do casamento do Bonifácio Nunes com Gertrudes.
    Eles eram parentes por parte dos Nunes e dos Vieiras dos Açores.Maravilha o mundo ser tão pequeno!!Na realidade, somos todos parentes...
    Abraços, e parabéns pelo blog.
    Mirella Dreher - Genealogista e pesquisadora
    Porto Alegre - RS - http://www.genealogia.net/user.php?uid=2589

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir