REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

domingo, 14 de agosto de 2011

Bonifácio José Nunes - Uma das últimas ações da Epopéia Farroupilha

Após a derrota no Seival, o Coronel Silva Tavares escapa reunindo 30 companheiros remanescentes com o objetivo de atacar Piratini, a capital dos Farrapos. Silva Tavares encontrava-se na sede da fazenda de seu sogro BONIFÁCIO JOSÉ NUNES acompanhado por um grupo de colaboradores de elite, visitando uma filha recém chegada do Uruguai. Nesse meio tempo David Canabarro os surpreende por forte fuzilaria, os quais responderam a bala. A tenacidade da resistência e disposição para a luta levavam os atacantes a propor a capitulação sob condições. Prevendo um cerco demorado, sem esperanças de socorro e receando a falta de víveres, o chefe imperial resolveu parlamentar. Apelou para o sogro, solicitando que se encarregasse da espinhosa tarefa. "Saiu o velho BONIFÁCIO ao peso de seus quase 77 anos, a entender-se com Canabarro que não se fazendo esperar conferenciou com Silva Tavares, a quem garantiu, sob palavra de honra, a vida de todos".
A respeitabilidade e a força moral, inspiradas no venerando ancião, dobraram os vencedores, apesar da embriaguez do sucesso que os havia empolgado.
Receberam-no com atenção e deferência, concordando em discutir as condições de rendição com o seu genro.
Este fato se deu em 17 de Dezembro de 1836, na estância de BONIFÁCIO JOSÉ NUNES, no Herval.
A revolução se alastrava conseguindo cada vez mais adeptos; a economia da província sentia os efeitos desastrosos da guerra. BONIFÁCIO, amparado pelo neto, lamentava a perda de entes queridos, abatidos na luta fratricida e a separação daqueles que tinham emigrado ou ausentes por estarem engajados nas tropas.
Por volta de 1840, a família de Silva Tavares mudas-se para o Rio Grande. Por esta época, D.UMBELINA BERNARDA DE ASSUMPÇÃO NUNES, esposa de João da Silva Tavares, deu duas netas à BONIFÁCIO: Maria Cecília, nascida em 06 de Janeiro de 1839 e Rita, nascida em 12 de Maio de 1840. Ambas faleceram ainda crianças.
O Capitão Balbino Manuel Francisco de Souza, comandava a esquadra Imperial em combate no dia 21 de Junho de 1844 na vila de Jaguarão, constituindo-se uma das últimas ações da guerra farrapa.
O Capitão Balbino, se casaria mais tarde com a neta de BONIFÁCIO, de nome GERTRUDES, natural do Herval.
O tratado de paz de Ponche Verde, foi assinado a 25 de Fevereiro de 1845, terminando definitivamente com a Revolução Farroupilha.
BONIFÁCIO, brindado com outra neta, nascida no Rio Grande, a 15 de Outubro de 1842, recebeu o nome de MARIA CECÍLIA, a segunda da descendência. Casa em Bagé, no ano de 1870, com o médico pelotense Gervásio Alves Pereira.
O casal Silva Tavares deu ainda ao patriarca mais dois netos, que nasceram no Rio Grande, o chamado Francisco, a 05 de Agosto de 1844 e batizado como José Bonifácio, a 19 de Março de 1845. Ambos teriam papel destacado na Revolução Federalista de 1893.
Tanto o casal BONIFÁCIO JOSÉ NUNES, como os seus descendentes e amigos sofreram enormes represálias, devido às posições políticas assumidas. A população que era partidária do trono, viu-se compelida a abandonar a terra natal.
João da Silva Tavares, não voltou a residir mais no Herval. Ficou morando em Bagé, onde conseguiu reconstruir a sua fortuna, pois havia perdido seus campos tanto no Herval como no Uruguai.
BONIFÁCIO e sua mulher continuaram morando no Herval, mas os seus descendentes espalharam-se por Pelotas, São Gabriel, Rio Grande e Bagé.
A população do Herval em 1845, não alcançava a metade do que fora antes da guerra. O progresso estacionou por muitos anos.
Seguindo-se, no ano de 1851, veio a guerra contra Rosas, sendo que do Herval participou toda a juventude, incluindo-se José Aparício Vieira Nunes, neto de BONIFÁCIO. José Aparício, que mais tarde seria eleito em mais uma legislatura, intendente do Herval, era filho de Antônio Vido Assumpção Nunes e de Firmiana Caetano Vieira.
Com a derrota de Rosas, o esquadrão ervalense regressou à terra natal e José Aparício Vieira Nunes, recebeu o posto de tenente.
A campanha contra Rosas, foi o penúltimo envolvimento militar presenciado por BONIFÁCIO., que neste ano completou 84 anos de existência. Lúcido, embora distante da maioria de seus descendentes, tinha notícias de que todos se voltavam às atividades produtivas nas cidades ou no campo, seguindo o seu exemplo de labor e solidariedade, já que os homens precisam viver do trabalho de seu dia a dia, e não das glórias de suas guerras.
Em Julho de 1853 estourou um movimento revolucionário do partido colorado, em Montevideo. Os insurretos queriam a deposição do presidente Giró. Essa revolução obrigou o presidente a abandonar o poder, sendo que os líderes vencedores pediram auxílio do Governo Imperial Brasileiro, para restaurar e manter a ordem nacional.
Não houve lutas, e as tropas brasileiras retiraram-se de Montevideo.
BONIFÁCIO JOSÉ NUNES que lutara com Rafael Pinto Bandeira, contra os espanhois no estabelecimento definitivo de nossa fronteira sul, tornara-se, desde então, testemunha ocular de todos os movimentos armados, envolvendo os rio-grandenses e sua terra. Ao completar 88 anos de idade, via pela última vez uma campanha militar.
Como veio a falecer em 1863, não chegou a presenciar a Guerra do Paraguai.

Nunes Vieira, José Cypriano - Edifunba - 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário