REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O casamento de Oswaldo Aranha e Delminda Pereira Gudolle


De retorno à sua terra natal, Oswaldo Aranha instalou sua banca de advogado em Uruguaiana, município vizinho de Itaqui e Alegrete e próximo a Santana do Livramento, São Borja e Quaraí, locais em que frequentemente exerceu sua atividade profissional, tendo depois como sócio Alfredo Lisboa Ribeiro.
Após fixa rsidência em Uruguaiana, e casa-se em 12 de junho de 1917, na cidade de Itaqui, com Delminda Benvinda Pereira Gudolle (Vindinha), filha de André Gudolle (1852-1929), comerciante e estancieiro em Itaqui, e de Maria Benvinda Pereira (1860-1894), e neta de Jean Gudolle (1824-1869) que emigrara da França para o Brasil por volta de 1848, tornando-se comerciante e casando com Virgínia Martins (1839-1891), filha do espanhol André Sebastian Martinez e de Flaubiana de Vargas, segundo Memórias Manuscritas de André Gudolle. A mãe de Vindinha, descendia de Antonio Nunes, açoriano que chegara ao Rio Grande do Sul em 1752 e de Sebastião Nunes já nascido em Rio Pardo em 1768. Como se vê, a ascendência de Vindinha incluía vários dos elementos que contribuíram para a formação do povo gaúcho, antes do aumento da corrente migratória européia de fins do século XIX.
A primeira filha do casal Aranha, Luiza Zilda, nasceu em 1918. Depois nasceram Euclydes em 1920, Oswaldo em 1921 e Delminda em 1923.
"Foi realizado o casamento de minha presada filha Vindinha, com o jovem advogado Dr. Oswaldo Aranha, em 12/6/1917. Este é filho de nosso bom amigo Cel. Euclydes de Souza Aranha e sua Exmª Senhora Luiza Vale Aranha.
O casamento civil, foi efetuado na Intendência Municipal de Itaqui, perante grande concorrência de amigos de ambas as famílias. Na mesma noite, foi também realizada as núpcias da filha Eloá Aranha, filha dileta dos amigos anteriormente anotados. Foi com uma grande pompa." (Memórias Manuscritas de André Gudolle).










Oswaldo Aranha - O Rio Grande do Sul e a revolução de 1930 - Lago, Luiz Aranha Corrêa do
Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle Göttens

5 comentários:

  1. Olá Marília! Sabe informar se Oswaldo Aranha tinha casa de veraneio na Pedra Redonda, Zona Sul de Porto Alegre? Obrigada. Visite meu blog "Janete & Porto Alegre - http://janeterm.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Marília! Sabe informar se Oswaldo Aranha tinha casa de veraneio na Pedra Redonda, Zona Sul de Porto Alegre? Obrigada. Visite meu blog "Janete & Porto Alegre - http://janeterm.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Janete!!!!
    No momento não tenho conhecimento dessa suposta casa de veraneio. Posso me informar com os primos do Rio, que são netos do Tio Osvaldo.
    Abcs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Marília, vou aguardar. Lá no meu Blog postei a imagem da "suposta" casa de veraneio de Oswaldo Aranha e família. Fica na Cel. Marcos, número 500. Conforme depoimentos de alguns moradores antigos da Pedra Redonda, ele costumava veranear na residência quando vinha ao Rio Grande do Sul. Obrigada. Abraços. Janete da Rocha Machado. Historiadora e pesquisadora da Zona Sul de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  5. Ola Sra. Marília Gudolle, fui fazer uma referência aos precursores da criação de cavalos árabes no Brasil, e acabei confundindo a biografia de Oswaldo Guidolle Aranha, com a do chanceler Oswaldo Aranha, seu pai. Poderia informar-me o que sabe a respeito da propriedade do Haras da Teia, na reta do piranema em Paracambi-RJ, e da criação de Cavalos Árabes da família? contato - zenolp@gmail.com

    ResponderExcluir