REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

domingo, 15 de janeiro de 2012

Estância Alto Uruguai - Itaqui, RS e a infância de Oswaldo Aranha

Oswaldo Aranha revelara atributos e valores quando menino que ajudam a esclarecer seu comportamento político quando homem. Foi criado na Estância Alto Uruguai, município de Itaqui, RS, e passou toda sua infância na Estância em plena liberdade, como todo gaúcho, aprendendo cedo as lides campesinas.
O enorme casarão branco, rodeado de portas e janelas, erguido no alto de uma colina debruçava-se sobre os campos verdejantes, até onde alcançava o infinito dos olhos, lá onde o campo se confunde com o céu e o céu se confunde com o campo, na perene comunhão da campanha rio-grandense.
À sua frente se estendia uma alameda de casuarinas característica de grande estesia a chamar a atenção da bucólica e serena beleza daquelas paragens onde os ventos se recolhiam para entoar seus lamentos.
A campanha verdejante, que o sol enchia de luzes nos belos campos da Estância Alto Uruguai, estendendo-se pelo horizonte até onde alcançava a lonjura dos olhos, o ambiente feliz onde o menino Oswaldo passou a infância, o exemplo dignificante de seu pai, a bondade infinita, a fé e a fibra inquebrantável de sua mãe, a amizade de seus irmãos e as histórias das lutas que viu e ouviu e afinal também as viveu, marcaram o seu destino e a sua grandeza, insculpindo-lhe no ser as qualidades de lealdade, de coragem, de generosidade, ensinando-lhe que a paz também terá que ser conquistada por um constante pelejar.
Viveu sua infância como todos os filhos de estancieiros, aprendendo as lides campeiras, ensinadas, quase sempre, pela peonada, que tinha satisfação em cuidar, ensinar e tudo prover ao filho do coronel, e, com esse aprendizado, tornou-se exímio cavaleiro e ótimo laçador.
Falando de sua infância e sua terra, numa evocação pejada de sentimentos, certa vez referiu:" Foi aqui que meus olhos se iluminaram à luz do vosso sol radiante; aqui bebi eu, em um seio farto de amor, o sangue das minhas energias; aqui ensaiei pela mesma mão maternal que ainda me guia, já não com o seu amparo, mas com a sua benção, o meu primeiro passo; aqui conheci eu a primeira alegria que nos vem das mães para iluminar a vida, fecundando entre afagos e doçuras, o coração humano para os rebentos da ilusão, da esperança e do amor; aqui eu tive berço, tive pais, tive regaço, senti o lar em sua serena santidade, apalpei a terra com o primeiro passo na ânsia de caminhar, aprendi a primeira letra do alfabeto, conheci o primeiro amigo, enfim, aqui derramei a minha primeira lágrima no contato com a vida e também o meu primeiro sangue, no azar das lutas. Trago comigo a predestinação da minha terra e sinto com o máximo orgulho que, ao contar-vos coisas de mim mesmo, vos revelo apenas que a imagem desses recantos tem sido a estrela tutelar da minha cruzada."

Oswaldo foi alfabetizado em casa, por sua mãe em Itaqui,foi aluno interno de 1903 a 1906 no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, colégio dos jesuítas em São Leopoldo.
Em 1908 seguiu para o Rio de Janeiro para o Colégio Militar.
Em 1912, entra para a Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro.
Em janeiro de 1914 embarca com seu colega e amigo Rubens Maciel para a Europa, em viagem que deveria durar um ano, mas fora forçado a regressar antes do previsto em virtude do começo da primeira guerra mundial.

Oswaldo Aranha, O'Donnell, F.Talaia
Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle Göttens






Nenhum comentário:

Postar um comentário