REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Assento de Batismo do Coronel Flodoardo Martins da Silva

                                                       

                                                    




Aos trinta de Maio de mil oitocentos e noventa nesta Parochia de Itaquy, baptisei e pus os Santos Oleos em Flodoardo, branco, nascido em sete de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e seis filho legitimo de José Bonifácio da Silva e Joaquina Martins da Silva - deste Estado. Padrinhos Fortunato Bonifácio da Silva, solteiro e Maria José Monteiro Silva, casada. E para constar mandei passar o presente que assigno. Com autorização da Autoridade diocesana e pelo padre -----assigno. 
Pª José Joaquim dos Santos Silva".

Um pouco mais sobre Flodoardo...


"Encima estas linhas o conhecido e acatado nome de um illustre politico e adiantado industrialista no municipio de Uruguayana. 
Sua vida cifra-se num incessante desdobrar de actividades: commerciante, barraqueiro, criador, xarqueador e homem publicotem sido esse distincto castilhista, coronel Flodoardo Martins da Silva.
É proprietario da Xarqueada do Oeste, na antiga chacara "A Favorita" do ex-commerciante italiano, já fallecido, sr. Luiz Bettinelli, e duma fazenda no Cerrito, tudo situado no 1º disctrito.
Produz xarque em excellentes condições e cria em grande escala, tendo para isso visitado os principaes mercados européus.
Republicano como os que mais o são, corajoso e desprendido, o coronel Flodoardo tornou-se de ha muito figura de destaque em Uruguayana, tendo sido eleito conselheiro  e Presidente do Conselho Municipal.
Na revolução de 23, ao lado de seu illustre amigo e parente, Dr. Oswaldo Aranha, organizou um Batalhão sob o seu commando, resistindo galhardamente ao embate dos revolucionarios na Viação Ferrea, seguindo depois para a campanha da luta, não tendo para isso hesitado em abandonar os seus vultosos interesses particulares.
Regressando da campanha revolucionaria, entregou-se de novo aos mistéres de sua industria a que deu notavel incremento, sendo tambem chefe da importante firma Flodoardo Silva & Cia., de que faz parte também o sr. Eustaquio Ormazabal.
Tomou parte saliente na revolução redemptora de 3 de outubro, tendo então reunido os próceres do Partido Republicano na xarqueada de sua propriedade, já às vesperas de irromper o glorioso movimento, afim de melhor se orientarem sobre a attitude que deveria assumir o elemento  republicano historico. Passada a refrega, voltou novamente à sua grande actividade commercial.
Filho do extincto sr. José Bonifacio da Silva e de d. Joaquina Martins Silva, nesse mesmo districto residente. 

Uruguayana, abril de 1931.


Family Search Centers/Igreja Católica Registros/RS São Borja/São Francisco
Galeria de Homens Célebres do RS, pg.776
Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle Gottens







4 comentários: