REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

terça-feira, 19 de junho de 2012

Juca Boticário - José Caetano Veríssimo da Motta

                   Juca, em pé, o último à direita e Francisca sentada, à última à direita, com a filha Maria entre o casal, em pé.


"José Caetano Veríssimo da Motta, mais conhecido por Juca, era filho de Caetano Pereira da Motta e Maria Veríssimo da Motta, nasceu em Cruz Alta, no ano de 1856. já viúvo, faleceu em Cruz Alta, no ano de 1930. Seus avós paternos foram Manoel Pereira da Motta e Maria Joaquina, ambos de Portugal. Seus avós maternos foram Manoel Veríssimo Esteves da Fonseca, natural de Portugal, e Quitéria Rita da Conceição, natural de Ouro Preto, MG.
Quando ainda muito jovem, ajudava seu pai em sua loja de mercadorias junto à casa onde residiam. José Caetano V. Motta, casou com Francisca de Paula e Silva, em Cruz Alta. Era filha de Francisco de Paula e Silva o Barão de "Ibicuí" e Felicidade Perpétua de Avelar Magalhães. Neta paterna do açoriano Manoel da Silva Jorge e Antônia Maria de Bitencourt, nascida na Freguesia de Santo Ângelo do Rio Pardo RS. 
Após o casamento, o casal construiu casa ao lado do portão de entrada da "quinta", tendo-se como base frente à Rua Pinheiro Machado em Cruz Alta, RS.
Em seguida ao casamento, Juca montou uma Farmácia em sua própria residência, a qual vendia xaropes, pomadas unguentos, sabonetes e outros.

Eu com 6, 7 anos, lembro-me perfeitamente de ter visto em casa, guardado por Tia Perica, vidros brancos, grossos e de boca larga com tampa de rolha, vidros esses que ela dizia terem pertencido à Farmácia de seu avo Juca.
Também lembro-me de Cadernetas com anotações de fórmulas de xaropes e pomadas. Infelizmente não guardei essas relíquias, pois era muito criança e quase nada entendia.
Muitos outros e variados objetos, fotos, documentos, passaram por meus olhos e poucos, muito poucos permanecem comigo enfrentando o "tempo e o vento"; até quando? Não sei!!!!!!"


                      Escritura de Permuta feita a punho por José Caetano V. Motta



                      Portão de entrada da "Quinta", na Rua Pinheiro Machado Cruz Alta


Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle C. Gottens

2 comentários:

  1. benedito salatiel cunha de paula7 de março de 2013 às 16:51

    Marilia Gudolle, meus parabens pelo seu belíssimo trabalho, estudo e pesquisas referentes aos seus antepassados. Também descendo do Barão de Ibicui. Sou bisneto do general Firmino de Paula e Silva (irmão de sua bisavó, Francisca de Paula e Silva), neto do seu filho Coronel Salathiel de Paula, cujo filho Osório Ribas de Paula é meu pai. Também sempre gostei e me interessei por história, genealogia e nossos ancestrais. Continue com suas Reminiscências, é de muito valor.

    ResponderExcluir
  2. Sou sobrinho do Dr. Benedito Salatiel Cunha de Paula. O Sr. Osório Ribas de Paula é meu avô, pai de minha mãe, de um relacionamento que ele teve quando serviu em São Paulo, com Isabel Garcia Herrera, minha avó. Se tiver o contato do Dr. Benedito, por favor passe a ele meu email checoni@hotmail.com.

    ResponderExcluir