REGISTROS, GENEALOGIAS, HISTÓRIAS E POESIAS...
a fim de preservação da memória de nossos ancestrais
MARILIA GUDOLLE C. GÖTTENS

terça-feira, 26 de junho de 2012

Um Pouco da Família de Virgilio Nunes de Castro

Meu avô paterno Virgilio Nunes de Castro, nasceu em 29/8/1874, na cidade de Nazaré das Farinhas  localizada no centro sul do recôncavo baiano, as margens do rio Jaguaribe.
O pai  de Virgilio foi José de Araújo Castro (veterano da Guerra do Paraguai), filho de José Veríssimo de Castro e Francisca Maria de Araújo Castro e  a mãe, Virginia Angélica  de Araújo Castro, filha de Filipe Nunes Guimarães e  Rosa Angélica do Amor Divino.



                    José de Araújo Castro e Virginia Angélica Nunes Castro




                    Assento de Matrimônio de José e Virgínia Angélica


"Aos vinte e trez diaz do mes de Abril de 1849 e, feitaz as denunciações do Concílio Tridentino, acestirão ... .. em meu poder e sem impedimento na Igreja Matris desta Fregsia......e das testemunhas Antonio de Souza Bitencourt e Manoel ....de Brito.....com palavras, cazarão José de Araújo Castro e Virginia Angélica do Amor Divino, esta filha legitima de Filipe Nunes Guimarães e Roza Angelica do Amor Divino, e aquele, filho legitimo de José Veríssimo de Castro e Francisca Maria de Castro, todos moradores nesta Fregsia. E logo receberão as bençãos nupciaes. Para constar fis este assento e assinei. O Vigário Manoel Jacintho Perª."



                             Anotações escrita por Virginia Angélica

"No dia 29 de Agosto de 1874 às 8 horas do dia nasceo o meu filho Virgilio, baptisou-se no dia 1º de Janeiro de 1877, foi seo Padrinho seu irmão Prospero Augusto de Castro e Madrinha a Srª D. Laura Pires Pedreira com procuração a sua irman D. Anizia Rosa de Castro....assignou este acto no Engenhonde baixo do Dr. José Nunes da Silva, o Rdº Gregorio do Nascimento e Apsumpção com licença do Vigrº da Fregzia desta Cidade.
Entrou para Eschola no dia 18 de Abril de 1881, sendo o Professor M. Honorio de Miranda."


                         
                             Anotações escritas por Virginia Angélica

"No dia 6 de Julho de 1875 o meo filho Dr. Antonio H. de Castro embarcou-se com sua familia para a Provincia do...........para onde foi removido - por ordem do governo, levando em sua companhia seu mano Ilidio, e lá chegaram com bôa viagem no dia 13 do mesmo mez, e no dia 14 de Novembro do mesmo anno voltou o Ilidio com molestia chegando aqui em Nazareth ainda bastante desfeito.
No dia 9 de Abril de 1876 de volta na Bahia o mesmo meo filho Dr, vindo bastante doente do ....... juntamente com sua filhinha."








































3 comentários:

  1. Cara Marília, seu avô paterno é meu tio bisavô, irmão de Antônio Hermenegildo de Castro, meu bisavô paterno.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Hermenegildo de Castro era tio avô de meu pai

    ResponderExcluir
  3. Ilídio citado no texto é avô de meu pai Geraldo Muniz de Oliveira

    ResponderExcluir