Aos trinta de Maio de mil oitocentos e noventa nesta Parochia de Itaquy, baptisei e pus os Santos Oleos em Flodoardo, branco, nascido em sete de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e seis filho legitimo de José Bonifácio da Silva e Joaquina Martins da Silva - deste Estado. Padrinhos Fortunato Bonifácio da Silva, solteiro e Maria José Monteiro Silva, casada. E para constar mandei passar o presente que assigno. Com autorização da Autoridade diocesana e pelo padre -----assigno.
Pª José Joaquim dos Santos Silva".
Um pouco mais sobre Flodoardo...
"Encima estas linhas o conhecido e acatado nome de um illustre politico e adiantado industrialista no municipio de Uruguayana.
Sua vida cifra-se num incessante desdobrar de actividades: commerciante, barraqueiro, criador, xarqueador e homem publicotem sido esse distincto castilhista, coronel Flodoardo Martins da Silva.
É proprietario da Xarqueada do Oeste, na antiga chacara "A Favorita" do ex-commerciante italiano, já fallecido, sr. Luiz Bettinelli, e duma fazenda no Cerrito, tudo situado no 1º disctrito.
Produz xarque em excellentes condições e cria em grande escala, tendo para isso visitado os principaes mercados européus.
Republicano como os que mais o são, corajoso e desprendido, o coronel Flodoardo tornou-se de ha muito figura de destaque em Uruguayana, tendo sido eleito conselheiro e Presidente do Conselho Municipal.
Na revolução de 23, ao lado de seu illustre amigo e parente, Dr. Oswaldo Aranha, organizou um Batalhão sob o seu commando, resistindo galhardamente ao embate dos revolucionarios na Viação Ferrea, seguindo depois para a campanha da luta, não tendo para isso hesitado em abandonar os seus vultosos interesses particulares.
Regressando da campanha revolucionaria, entregou-se de novo aos mistéres de sua industria a que deu notavel incremento, sendo tambem chefe da importante firma Flodoardo Silva & Cia., de que faz parte também o sr. Eustaquio Ormazabal.
Tomou parte saliente na revolução redemptora de 3 de outubro, tendo então reunido os próceres do Partido Republicano na xarqueada de sua propriedade, já às vesperas de irromper o glorioso movimento, afim de melhor se orientarem sobre a attitude que deveria assumir o elemento republicano historico. Passada a refrega, voltou novamente à sua grande actividade commercial.
Filho do extincto sr. José Bonifacio da Silva e de d. Joaquina Martins Silva, nesse mesmo districto residente.
Uruguayana, abril de 1931.
Family Search Centers/Igreja Católica Registros/RS São Borja/São Francisco
Galeria de Homens Célebres do RS, pg.776
Arquivo Pessoal de Marilia Gudolle Gottens
Muito interessante, não sabia de tais façanhas de meu bisavô
ResponderExcluirE meu padrinho.
ExcluirPois é, Vitor Henrique!!!!!! Tio Flodoardo foi um homem ímpar pelo que sempre soube!!!!! Grand abraço!!!!!!
ResponderExcluirBuenas cara Marília, abraços aos primos
ResponderExcluir